Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PAIS ABENÇOADOS CONSTRUINDO LARES ABENÇOADOS
MALAQUIAS 4:5, 6

INTRODUÇÃO:
A paternidade é uma das missões mais nobres, mas mais difíceis. Grandes homens de Deus foram brilhantes em diversas áreas da vida, mas fracassaram como pais: Ex. Isaque, Eli, Samuel, Davi, Josafá.

Deus quer construir lares fortes: 
1) Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa
2) Noé - Não estaria tranqüilo se os filhos não estivessem na arca
3) Um pai israelita - se o primogênito não estivesse debaixo do sangue na noite da matança Como um pai pode estar convertido ao seu filho?

I. EXPRESSA AMOR PELOS SEUS FILHOS
Quando os filhos são bebês os pais apertam, abraçam, beijam, mas depois que crescem tratam com distância. Ex. Davi expressa amor por Absalão no dia da sua morte. Mas não o fez em vida.

II. EXPRESSA INTERESSE PELA VIDA E PROBLEMAS DE SEUS FILHOS
Seja íntimo de seus filhos. Ganhe o direito de entrar na intimidade deles.
Interesse-se pelos seus assuntos, amigos, namoro, estudos, sonhos e conflitos. Seja o conselheiro de seus filhos.

III. TENHA TEMPO PARA OS SEUS FILHOS
a) Presentes não substitui presença - Ex. Jeorão (II Cr 21. 3-6)
b) Nenhum sucesso pessoal ou profissional compensa a perda dos seus filhos - Ex. Eli
c)
Ex. Dr. James Dobson - Seu pai deixou o pastorado de uma conceituada igreja de N. York por um ano para investir nele quando tinha 14 anos.

IV. LEVE UMA VIDA SÉRIA COM DEUS SE NÃO QUISER VER SEU FILHO CATIVO - Dt 28.41
Não aceite passivamente a decretação do fracasso na vida dos seus filhos. Você não gerou filhos para a perdição. Você não criou filhos para o cativeiro. Seus filhos são herança de Deus. São filhos da promessa.

V. NÃO LEVE SEUS FILHOS PARA O MUNDO - Gn 13. 10-13; 19.15-23
Nenhum conforto, riqueza ou status compensa o fracasso espiritual de seus filhos. Não faça como Ló que por ganância levou sua família para a pervertida cidade de Sodoma.

VI. DISCIPLINE SEUS FILHOS NO TEMOR DO SENHOR - I Sm 2.12,22,29 O sacerdote Eli foi frouxo na disciplina dos filhos, porque ele amava mais os seus filhos do que a Deus. Retendo a disciplina dos filhos, lançou-os no abismo do pecado.

VII. MINISTRE PERDÃO VERDADEIRO AOS SEUS FILHOS - Lc 15. 20-24
a) A experiência do filho pródigo voltando para casa e a recepção do pai
b) O drama de Netinho menino de 14 anos que se suicidou porque não recebeu o perdão dos pais

VIII. COLOQUE SEUS FILHOS NO ALTAR
a) Faça como Jó e Josué
c) Siga o exemplo da águia

CONCLUSÃO

Siga o modelo de Dt 6.1-9 e Pv 22.6.

ESTES, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos, que mandou o Senhor, vosso Deus, para se vos ensinar, para que os fizésseis na terra a que passais a possuir;
Para que temas ao Senhor, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho do teu filho, todos os dias da tua vida, e que os teus dias sejam prolongados.
Ouve, pois, ó Israel, e atenta que os guardes, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor, Deus dos teus pais, na terra que mana leite e mel.
Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as intimarás aos teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por testeiras entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais da tua casa, e nas tuas portas.
“Instrui ao menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”














IGREJA ABENÇOADA QUE ABENÇOA

“Abençoe-nos Deus, e todos os confins da terra o temerão” (Sl 67.7).

A igreja é o povo mais abençoado do mundo. Somos abençoados com toda sorte de bênção em Cristo Jesus. Somos filhos de Deus, herdeiros de Deus e a menina dos olhos de Deus. Fomos amados desde a eternidade. Fomos chamados com santa vocação. Fomos transformados pela graça. Recebemos um novo nome, um novo coração, uma nova vida, uma nova família, uma nova pátria. O propósito de Deus, entretanto, não é apenas nos abençoar, mas tornar-nos abençoadores. Não somos apenas o foranto da bênção, mas, sobretudo, seu canal. Três verdades preciosas nos chamam a atenção acerca desse momentoso assunto. SOMOS IGREJA ABENÇOADA PARA SERMOS ABENÇOADORES
1. PORQUE SOMOS PORTADORES DE BOAS NOVAS NUM MUNDO MARCADO POR MÁS NOTÍCIAS. O mundo está cansado de ouvir más notícias. A mídia despeja todos os dias em nossos ouvidos dezenas de informações trágicas: é a violência que cavalga sem controle na cidade e no campo; é a corrupção que se infiltra em todos os setores da sociedade; é a devassidão moral que prejudica os valores morais e desestabiliza a família. A igreja de Deus não é trombeta do mal, mas portadora de boas novas. Temos a única mensagem capaz de trazer esperança para o homem atormentado pela culpa. Temos o único remédio capaz de curar o homem de sua enfermidade espiritual. Somos embaixadores de Deus a proclamar ao mundo a boa notícia de que Deus ama o pecador e enviou seu Filho para salvar a todos os que se arrependem e colocam sua confiança em Jesus. Somos IGREJA abençoada para sermos abençoadores.
2. PORQUE SOMOS CONSTRUTORES DE PONTES ONDE O PECADO SÓ CAVOU ABISMOS. O pecado separa o homem de Deus, de si mesmo e do próximo, mas o evangelho lhe restaura a alma, oferecendo-lhe reconciliação com Deus. Neste mundo timbrado pelo ódio, somos arautos do amor de Deus. Neste mundo de guerras, somos embaixadores da paz. Neste mundo onde se aprofundam os abismos da inimizade, somos pacificadores. Deus nos confiou o ministério da reconciliação. Somos agentes de Deus na maior missão de paz do mundo, pois nosso ministério é rogar aos homens que se reconciliem com Deus. É sublime o privilégio de construirmos pontes onde o pecado cavou abismos. É glorioso o trabalho de lutar pela salvação dos perdidos. É maravilhoso saber que Deus nos confiou um ministério que os anjos gostariam de fazê-lo. Somos Igreja abençoados para sermos abençoadores
3. PORQUE RECEBEMOS A MAIOR, A MAIS URGENTE E A MAIS IMPORTANTE INCUMBÊNCIA DO MUNDO. A evangelização é a mais importante missão do mundo. É uma tarefa imperativa, intransferível e impostergável. Fomos chamados para sermos enviados. Não podemos nos calar quando temos a única mensagem capaz de salvar os que estão perdidos. Não podemos silenciar nossa voz quando nenhuma outra instituição humana pode realizar essa tarefa a nós confiada. Não podemos adiar a proclamação dessa boa notícia, quando tantos perecem em seus pecados, sem esperança e sem Deus no mundo. O privilégio de sermos abençoados implica na responsabilidade de sermos abençoadores. Deus nos chamou das trevas para a luz para sermos um luzeiro no mundo. Deus nos tirou da escravidão para a liberdade para anunciarmos aos cativos que se o Filho de Deus os libertar verdadeiramente serão livres. Deus nos arrancou desse mundo tenebroso para sermos conduzidos de volta ao mundo, a fim de anunciarmos que Deus reina e exige que todos se dobrem aos pés do seu Filho, adorando-o como Salvador e Senhor. Unimos nossa voz à do salmista, quando clamou: “Abençoe-nos Deus, e todos os confins da terra o temerão” (Sl 67.7).
Foi buscar água e teve a sua vida transformada
Rev. Fernando Antonio da Costa
João 4:10
Esta mensagem enfoca a conversão da mulher samaritana junto a uma fonte de águas, aquele que é a fonte da água da vida, nosso Senhor Jesus C risto
I - O ENCONTRO JUNTO AO POÇO DE JERICÓ
1) a mulher desconhecida. A Bíblia não registra o nome nem a genealogia da mulher samaritana. Diz, apenas, que ela era natural de Samaria, capital do antigo Reino do Norte. Tratava-se de uma mulher humilde, pois ela mesma cuidava dos seus afazeres domésticos, não tendo, certamente, quem os fizesse. Era, pois, uma mulher laboriosa. seu nome não aparece; não importa aqui descobrir seu nome, pois o mais importante para Deus são: os atos de fé na graça do Senhor.
Pela vaidade do homem ele importa que seu nome seja aparecido, e isto nos vários lugares de comunicação.
2) a popularidade de Jesus. Os milagres operados por Jesus despertaram a atenção do povo e sua fama chegou ate aos fariseus. Estes, movidos mais pela inveja, procuravam encontrar Jesus. Entre os discípulos de João também houve discussão, porque Jesus batizava mais que o próprio S. João Batista. Então o senhor Jesus resolveu deixar a Judéia a ir outra vez para galiléia. Ele não aceita e não concorda que haja inveja e contenda no seu trabalho. Por isso, (Jo. 4.3).
3) Jesus em Samaria. Samaria conforme foi dito era a antiga capital do Reino do Norte, fundada por Onri, rei de Israel (1 Rs.16.24). Foi por muito tempo um centro de idolatria (Jr.23.13;0s.7.1). Em 722 a.C., quando Sargon II,(Is.20:1) rei da Assíria, levou para o cativeiro as dez tribos do reino do Norte (2 Rs.17.5,6.23,24). Enviou para a cidade de Samaria os povos oriundos de outras terras e nações. Era uma mistura de babilônicos e gente de Ava, de Hamata e de Servavim (2 Rs.17.24). Foram esses povos que vieram para colonizar Samaria, resultando daí uma raça mista que provocou muitos conflitos com os judeus.
II – A SAMARITANA E A FONTE DE JACÓ
1) Jesus e as barreiras físicas.Jesus cansado do caminho sentou-se para descansar, porque sua humanidade experimentou as mesmas limitações físicas que todos os homens sentem e conhecem (Hb.4.15). Era quase a hora sexta (meio dia, segundo o calendário judaico), quando seus discípulos voltavam da cidade, para onde tinham ido comprar comidas. 
2) Jesus pede água a samaritana.
As barreiras religiosas e sociais são um impedimento. Para a mulher samaritana. Havia três barreiras para ela aproximar-se de Jesus:

a) A barreira racial: Jesus era judeu; e, ela samaritana; b) a barreira material: Jesus não tinha para ela, os utensílios para tirar a água da vida. Para tirar água do poço era necessário, corda e um balde. C) a barreira espacial: o poço era fundo. Mas para Jesus as barreiras são encurtadas.
Jesus derruba as barreiras e diz para a mulher (v.10). Para tirar a água viva, que é a graça salvadora de Deus, não precisamos de balde e corda, precisamos sim de conhecer o dom de Deus que é a graça dEle. Não existe poço fundo para Jesus Cristo, as dificuldades são superadas. Jesus não perguntou qual a sua religião e sua família não perguntou se a mulher era idolatra, nem se era de boa ou má conduta. Mas ofereceu a mulher o que ela mais necessitava: a água viva.  A mulher não conhecia: O dom de Deus, que Jesus é a fonte d’água viva. Para tirar água do poço de Jacó era necessário sim balde e corda, mas para tirarmos água da fonte da vida é necessário unicamente FÉ. Ele oferece gratuitamente. (Ap.22:17). Jesus é a inesgotável fonte de água da vida, onde, diariamente, todos os crentes, de todos os lugares podem beber e encher os seus cântaros, que simbolizam novos corações.
III – A CONVERSAO DA MULHER SAMARITANA
a) a visão materialista da mulher. As palavras de Jesus despertaram o interesse material da mulher samaritana: (Jo.4:15). O propósito da mulher era não ir mais ao poço de Jacó tirar água. O poço de Sicar é  uma figura do mundo. Quem beber desse poço voltará a ter sede. Existem muitos crentes que voltaram a beber em Sicar, por isso não tem uma vida consagrada a Deus. A mulher samaritana nunca mais voltou a beber água do velho poço de Jacó. Daquele dia em diante encontrou uma fonte melhor, Cristo a Fonte das Águas Vivas. (Ap.22.1)
b) a visão espiritual da mulher é despertada. Ela desejava saber onde e como adorar a Deus. Os samaritanos consideravam o monte Gerizim sagrado. Nele estava o templo samaritano. Por isso, a mulher argumentou com Jesus dizendo: (4:20) Jesus ensina-lhe que Deus não pode estar em lugar determinado por homens, e mostra-lhe que o pai é adorado em Espírito e Verdade. O único canal de comunicação com Deus é a FÉ.(Rm.8:26). Existem três tipos de adoradores (V.v.22,23). 1) 0s que adoram o que não sabem; 2) os que adoram o que sabem; 3) os que adoram em espírito e em verdade. Foi ai que a samaritana compreendeu a verdadeira adoração,       e     como evidência  de  sua transformação  “deixou o seu cântaro” e foi a cidade dizendo: “Vinde e vede...não é este o Cristo?”
CONCLUSAO
O cântaro  abandonado é sinal de conversão e de que as coisas velhas já se passaram. Quem se converte a Cristo abandona os cântaros dos vícios, dos maus costumes da religiosidade e procura ter uma vida diferente, regida por normas de condutas distintas.
Deixando ali o seu cântaro, deixando a velha natureza, encheu o seu novo cântaro com a  Água da Viva, FÉ e sem perder tempo voltou à vida dando testemunho de Jesus aos seus patrícios “vinde e vede  um homem que me disse tudo”. Só Jesus nos dará tudo que precisamos ouvir, saber e aprender. Jesus espera que façamos como fez a samaritana. Igreja Presbiteriana de Conservatória