Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O SILÊNCIO DE DEUS

O SILÊNCIO DE DEUS
Isaías 42.12-16
A sua voz ressoou por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo (Rm 10.18).

Um amigo foi passar alguns dias em um sítio bem afastado da cidade. Quando voltou, disse: “O silêncio do local me incomodou. Eu tentava ouvir barulho de civilização, mas só era possível ouvir o silêncio”.
No silêncio as pessoas são obrigadas a ouvir a si mesmas e considerar coisas que o barulho não permite cogitar. O que poucos sabem é que o silêncio é tempo de liberdade e planejamento. No silêncio, projetos se convertem em ação. O silêncio é o tempo em que a pessoa assume o que realmente é e quer.
A Bíblia conta que Jacó e sua numerosa família foram morar no Egito. Deus havia falado várias vezes com Jacó, mas assim que eles se instalaram no Egito, Deus ficou em silêncio por quatrocentos e trinta anos. Nesse silêncio a família tornou-se um povo, formou caráter distinto dos egípcios e amadureceu. Tornaram-se mais numerosos que o povo que os recebeu, mas foram escravizados. Quando Deus rompeu o silêncio, enviou um libertador, Moisés e conduziu o povo a uma nova terra.
Séculos mais tarde, Deus tornou a silenciar por quase 450 anos. Se após o primeiro silêncio Deus libertou a nação de Israel, no segundo preparou o povo para receber o libertador definitivo, o Salvador, seu filho Jesus Cristo.
Se hoje parecer para você que Deus está em silêncio, saiba que é o tempo em que Ele espera que você amadureça,

1. FAÇA ESCOLHAS, PONHA EM PRÁTICA O QUE OUVIU D’ELE.
Deus apareceu a Salomão e disse para ele pedir o que quisesse. Naquele momento Salomão diz a Deus que Ele havia usado de grande benignidade para com seu pai Davi. Salomão diz o seguinte para Deus “O Senhor me colocou rei em lugar de meu pai”. Salomão pede para Deus confirmar sua palavra dada a seu pai Davi. Salomão não pede mais riquezas, ou outra posição, ele pede a Deus SABEDORIA para poder sair e entrar diante daquele povo. “Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?” 1ºRs. 3:9. Salomão havia herdado tudo do seu pai, mas ele estava julgando necessidade de sabedoria. Ele tinha sabedoria do seu dia-a-dia, mas ele clama pela sabedoria de Deus. Nós temos aprendido muito sobre sabedoria e o texto nos chama atenção para pormos em prática a sabedoria de Deus. A Bíblia nos diz que: “Tão boa é a sabedoria como a herança, e dela tiram proveito os que vêem o sol.”

2. O SILÊNCIO DE DEUS É TEMPO DADO POR ELE PARA QUE VOCÊ SE TORNE ADULTO.
Neste ponto vamos abordar o que diz o apostolo Paulo: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.” “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi, de tal maneira que o alcanceis.”. O Apostolo expressa uma necessidade de crescimento; e ele não fica inerte ao silencio, ele diz que prossigo. Mostra que deve continuar crescendo, amadurecendo para cumprir aquilo para o qual foi designado. E ele diz mais; ele diz que os que correm no estádio, um só é o campeão e ele da uma direção para aqueles que desejam ser vencedores. No texto que nós lemos quando fala do silencio de Deus, podemos ver o que orienta o Apostolo Paulo. Continuar, prosseguir é a receita. Ele fala ainda dos corredores e fala aquele que é campeão. Foi nos mostrado em uma olimpíada para pessoas especiais que muitos estavam correndo para chegarem ao final da competição. Só que uma pessoa especial caiu e ficou olhando a partida dos seus companheiros de competição. Foi naquele momento onde o vencedor estava já para ganhar a competição que olhou para traz e viu aquele jovem caído. Ele resolveu parar e assim todos pararam e ele voltou para traz para buscar aquele que estava já fora da competição. O Ginásio colocou-se de pé com aplausos e brados e com lagrimas. Na pratica da Bíblia isto nos mostra que na vida espiritual não há quem chegue em primeiro. Todos nós chegamos juntos.E é no silencio de Deus que aprendemos a lutar e a vencer. É no silencio de Deus que Ele nos diz: “Por isso, o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e, por isso, será exalçado, para se compadecer de vós, porque o Senhor é um Deus de equidade: bem-aventurados todos os que nele esperam.” “Eu, porém, esperarei no Senhor; esperarei no Deus da minha salvação: o meu Deus me ouvirá.” O SILÊNCIO DE DEUS NÃO É PREJUDICIAL. O silencio de Deus é bom para o nosso crescimento.

3. É TEMPO DE PREPARO E DE ATITUDES RESPONSÁVEIS DA NOSSA PARTE PARA COM ELE.
E no silencio de Deus devemos estar preparados com nossas atitudes e responsabilidade para com Ele, pois está escrito “E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor: porque todos me conhecerão, desde o mais pequeno deles até ao maior, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.” É no silêncio de Deus que nós O conhecemos queridos. É no silencio de Deus que todos O conhecerão. E é neste silencio que vem as promessas d’Ele. Promessas de perdão de restauração de comunhão. Este é o nosso Deus. “E não ensinará cada um a seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior;”. A sua voz ressoou por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo (Rm 10.18). Devemos estar sempre para ouvir o que Deus tem para nós e é preciso aprender ouvir Deus no seu silencio. Deus fala no silencio e somente os preparados é que conseguem ouvir. Por isso quero dizer a você, não tenha medo do silêncio de Deus; ore peça que Ele o ajude a compreender o Seu silencio e mesmo no silencio de Deus Ele seja glorificado por você.também nas avaliações pessoais, nos planos, nos projetos e nas atitudes.

CONCLUSÃO
Deus te abençoe! O silêncio de Deus é como o ato de um pai que solta as mãos do filho para que ele dê os primeiros passos.

Rev. Fernando Antonio da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário