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quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Foi buscar água e teve a sua vida transformada
Rev. Fernando Antonio da Costa
João 4:10
Esta mensagem enfoca a conversão da mulher samaritana junto a uma fonte de águas, aquele que é a fonte da água da vida, nosso Senhor Jesus C risto
I - O ENCONTRO JUNTO AO POÇO DE JERICÓ
1) a mulher desconhecida. A Bíblia não registra o nome nem a genealogia da mulher samaritana. Diz, apenas, que ela era natural de Samaria, capital do antigo Reino do Norte. Tratava-se de uma mulher humilde, pois ela mesma cuidava dos seus afazeres domésticos, não tendo, certamente, quem os fizesse. Era, pois, uma mulher laboriosa. seu nome não aparece; não importa aqui descobrir seu nome, pois o mais importante para Deus são: os atos de fé na graça do Senhor.
Pela vaidade do homem ele importa que seu nome seja aparecido, e isto nos vários lugares de comunicação.
2) a popularidade de Jesus. Os milagres operados por Jesus despertaram a atenção do povo e sua fama chegou ate aos fariseus. Estes, movidos mais pela inveja, procuravam encontrar Jesus. Entre os discípulos de João também houve discussão, porque Jesus batizava mais que o próprio S. João Batista. Então o senhor Jesus resolveu deixar a Judéia a ir outra vez para galiléia. Ele não aceita e não concorda que haja inveja e contenda no seu trabalho. Por isso, (Jo. 4.3).
3) Jesus em Samaria. Samaria conforme foi dito era a antiga capital do Reino do Norte, fundada por Onri, rei de Israel (1 Rs.16.24). Foi por muito tempo um centro de idolatria (Jr.23.13;0s.7.1). Em 722 a.C., quando Sargon II,(Is.20:1) rei da Assíria, levou para o cativeiro as dez tribos do reino do Norte (2 Rs.17.5,6.23,24). Enviou para a cidade de Samaria os povos oriundos de outras terras e nações. Era uma mistura de babilônicos e gente de Ava, de Hamata e de Servavim (2 Rs.17.24). Foram esses povos que vieram para colonizar Samaria, resultando daí uma raça mista que provocou muitos conflitos com os judeus.
II – A SAMARITANA E A FONTE DE JACÓ
1) Jesus e as barreiras físicas.Jesus cansado do caminho sentou-se para descansar, porque sua humanidade experimentou as mesmas limitações físicas que todos os homens sentem e conhecem (Hb.4.15). Era quase a hora sexta (meio dia, segundo o calendário judaico), quando seus discípulos voltavam da cidade, para onde tinham ido comprar comidas. 
2) Jesus pede água a samaritana.
As barreiras religiosas e sociais são um impedimento. Para a mulher samaritana. Havia três barreiras para ela aproximar-se de Jesus:

a) A barreira racial: Jesus era judeu; e, ela samaritana; b) a barreira material: Jesus não tinha para ela, os utensílios para tirar a água da vida. Para tirar água do poço era necessário, corda e um balde. C) a barreira espacial: o poço era fundo. Mas para Jesus as barreiras são encurtadas.
Jesus derruba as barreiras e diz para a mulher (v.10). Para tirar a água viva, que é a graça salvadora de Deus, não precisamos de balde e corda, precisamos sim de conhecer o dom de Deus que é a graça dEle. Não existe poço fundo para Jesus Cristo, as dificuldades são superadas. Jesus não perguntou qual a sua religião e sua família não perguntou se a mulher era idolatra, nem se era de boa ou má conduta. Mas ofereceu a mulher o que ela mais necessitava: a água viva.  A mulher não conhecia: O dom de Deus, que Jesus é a fonte d’água viva. Para tirar água do poço de Jacó era necessário sim balde e corda, mas para tirarmos água da fonte da vida é necessário unicamente FÉ. Ele oferece gratuitamente. (Ap.22:17). Jesus é a inesgotável fonte de água da vida, onde, diariamente, todos os crentes, de todos os lugares podem beber e encher os seus cântaros, que simbolizam novos corações.
III – A CONVERSAO DA MULHER SAMARITANA
a) a visão materialista da mulher. As palavras de Jesus despertaram o interesse material da mulher samaritana: (Jo.4:15). O propósito da mulher era não ir mais ao poço de Jacó tirar água. O poço de Sicar é  uma figura do mundo. Quem beber desse poço voltará a ter sede. Existem muitos crentes que voltaram a beber em Sicar, por isso não tem uma vida consagrada a Deus. A mulher samaritana nunca mais voltou a beber água do velho poço de Jacó. Daquele dia em diante encontrou uma fonte melhor, Cristo a Fonte das Águas Vivas. (Ap.22.1)
b) a visão espiritual da mulher é despertada. Ela desejava saber onde e como adorar a Deus. Os samaritanos consideravam o monte Gerizim sagrado. Nele estava o templo samaritano. Por isso, a mulher argumentou com Jesus dizendo: (4:20) Jesus ensina-lhe que Deus não pode estar em lugar determinado por homens, e mostra-lhe que o pai é adorado em Espírito e Verdade. O único canal de comunicação com Deus é a FÉ.(Rm.8:26). Existem três tipos de adoradores (V.v.22,23). 1) 0s que adoram o que não sabem; 2) os que adoram o que sabem; 3) os que adoram em espírito e em verdade. Foi ai que a samaritana compreendeu a verdadeira adoração,       e     como evidência  de  sua transformação  “deixou o seu cântaro” e foi a cidade dizendo: “Vinde e vede...não é este o Cristo?”
CONCLUSAO
O cântaro  abandonado é sinal de conversão e de que as coisas velhas já se passaram. Quem se converte a Cristo abandona os cântaros dos vícios, dos maus costumes da religiosidade e procura ter uma vida diferente, regida por normas de condutas distintas.
Deixando ali o seu cântaro, deixando a velha natureza, encheu o seu novo cântaro com a  Água da Viva, FÉ e sem perder tempo voltou à vida dando testemunho de Jesus aos seus patrícios “vinde e vede  um homem que me disse tudo”. Só Jesus nos dará tudo que precisamos ouvir, saber e aprender. Jesus espera que façamos como fez a samaritana. Igreja Presbiteriana de Conservatória

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