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quarta-feira, 27 de outubro de 2010


ESPIRITISMO. A REENCARNAÇÃO REDIME ERROS?
Texto básico
Deuteronômio 18.9-14
Hebreus 9.23-28; 1ªTimóteo 2; 2ª Coríntios 5; Atos 16.19-34 Deuteronômio
18.1-14 Levítico 20; 1ª Crônicas 10;
O homem só morre uma vez Jesus Cristo é o único mediador Jesus Cristo nos
reconciliou com Deus Quem crer em Jesus Cristo será salvo Consultar os mortos
é abominação A sentença de Deus Que pecados levaram Saul à morte?
Introdução
Os homens necessitam da mediação dos que já morreram? O Espiritismo
acredita que sim. Você acha que a caridade pode trazer salvação? O Espiritismo
acredita que sim.
Um espírito pode voltar a este mundo, assumir outros corpos, evoluir e progredir
até chegar à perfeição? Os espíritas chamam isso de reencarnação e acreditam
nela.
Você já pensou no fato de existirem almas perambulando pelo espaço, sem
destino certo e seguro, a uma certa proximidade da Terra, de onde podem ver e
ouvir o que estamos fazendo? Parece loucura, mas os espíritas acreditam nisso.
I. A CHEGADA AO BRASIL
De acordo com os ramos a que pertence, o Espiritismo tem nomes diferentes:
Espiritismo "comum" (cartomancia, astrologia, etc.), "científico" (ecletismo,
esoterismo, teosofismo) ou "kardecista". Este último, o kardecismo, começou em
1856 com Hippolyte Leon Denizard Rivail, que passou a usar o nome de um
poeta celta chamado Allan Kardec. Hippolyte abandonou a medicina e a Igreja
Católica, e começou escrever obras que o tornariam ilustre dentro do Espiritismo.
O Brasil, o Espiritismo foi introduzido em meados do século 19, nos Estados do
Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Bahia. Ganhou impulso com a formação de
grupos de do das obras do francês Allan Kardec. Como, na época, as obras
espíritas ainda não haviam sidos traduzidas para a língua portuguesa, os adeptos
da nova religião pertenciam a classes mais instruídas, que conheciam línguas
estrangeiras.
Em 1884, foi fundada a Federação Espírita Brasileira. Em 1991, o Espiritismo
reunia cerca de 1,6 milhão de adeptos em todo o país. Atualmente, a Federação
Espírita do Estado de São Paulo estima a existência de 4 milhões de seguidores.
Só no Estado de São Paulo existem 800 centros espíritas.
II - AS AFIRMAÇÕES ESPÍRITAS
A. Princípios e leis
O Espiritismo é praticado, de uma forma ou de outra, desde tempos remotos. No
século 19, Allan Kardec formulou um conjunto de princípios e leis e introduziu no
Espiritismo a idéia da reencarnação. Tais princípios foram publicados nas
seguintes obras de Kardec. O livro dos espíritos, O livro dos médiuns, O
Evangelho segundo o Espiritismo, Céu e inferno Gênesis, entre outros.
A doutrina espírita ensina que a mediunidade é um dom de nascença, dado a
alguma pessoas. Esse dom pode ou não ser desenvolvido; quando é, auxilia o
espírito do médium as purificar. Uma sessão espírita, na qual o médium tenta
entrar em contato com os mortos, e precedida de hinos e orações. Falando com
freqüência e, embora não seja imprescindível, em estado de transe, o médium
transmite mensagens de consolo e saudação vindas dos parente: e amigos
monos.
B. Sobre a reencarnação
O Espiritismo prega que os espíritos redimem seus erros passando de uma vida
par outra, através da reencarnação. Para alcançar a purificação, precisam passar
por vária encarnações, meio pelo qual os carmas, ou culpas vão sendo
eliminados. No final de sucessivas encarnações, os espíritos alcançam a
felicidade perfeita, não precisando mais habitar em um corpo terreno.! Para Allan
Kardec, "o objetivo da reencarnação é a expiação".
III - OS MORTOS RESPONDEM?
O Espiritismo existe desde os tempos mais antigos. Mas o povo hebreu, sob a
orientação do Senhor, negou e condenou as práticas espíritas. Leia novamente
Deuteronômio 18.10-14.
Você acredita que os mortos podem entrar em contato com os vivos mediante
um clarividente (alguém que vê objetos ou acontecimentos fora da visão normal)
ou médium (interlocutor entre o natural e o sobrenatural)? O fato é que sempre
existiu fraude nesta prática. No Antigo Testamento, em 1 Samuel 28, é narrado o
episódio em que o rei Saul procurou a necromante de En-Dor, quando os filisteus
invadiram as terras de Israel, e estava sem amparo divino. O rei queria uma
orientação para lutar. Se lermos com atenção veremos que Saul mesmo não viu
nada. Foi a necromante que disse ver um deus que subia terra, e Saul entendeu
que fosse Samuel (1º Sm 28.13,14). É claro que a necromante representou o
profeta Samuel, que ela conhecera e falou de coisas que qualquer um da época
saber prever, como a derrota de Saul na batalha.
A Bíblia deixa bem claro que não há comunicação entre mortos e vivos. Nosso
Senh Jesus Cristo, na parábola do rico e Lázaro, deixou isso bem claro. Veja
Lucas 16.19-31.
l Allan Kardec, O livro dos Espíritos. In: Obras Completas. São Paulo. Ed. Opus.
1982, 2ª Edição, p.83.
IV - O CONFRONTO DOUTRINÁRIO
A. A perambulação das almas
Os espíritas acreditam que as almas perambulam pelo espaço, sem destino certo
e seguro, a uma certa proximidade da Terra, de onde podem ouvir-nos, pois nos
conhecem.
A Bíblia mostra que a alma, ao deixar o corpo, é submetida imediatamente a um
julgamento (Hb 9.27). Assim aconteceu com o ladrão, na cruz, que se
arrependeu e, no mesmo dia, estava no Paraíso com Jesus (Lc 23.43). Quando
Jesus falou sobre Lázaro e o rico, um foi para a companhia de Abraão e outro
para o lugar de tormentos, que é o inferno, e lá permaneceu.
B. A mediação dos mortos
Os espíritas dizem que os homens carecem da mediação dos que já morreram.
Sua doutrina nega a acessibilidade a Deus por Jesus Cristo.
Será que eles desconhecem o que Paulo escreveu a Timóteo? Está escrito: " ...
há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus,
homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos" (1ª Tm 2.5,6).
C. A literatura suplementar
Os espíritas têm livros cuja pretensão é suplementar a Bíblia, adicionando teorias
de acordo com suas crenças.
Em resposta a isso, cremos que "toda a Escritura é inspirada por Deus ... "
(2Tm 3.16).
A revelação de Deus necessária para nossa vida encerrou-se no Novo
Testamento. Nada mais pode ser acrescentado. Mas o Espiritismo cumpre sua
vocação de ser uma facção irreligiosa ao negar a teoria confessional e a prática
vivencial da Bíblia como Palavra autoritativa, inerrante e infalível de Deus. "É
justamente devido ao fato de muitos cristãos terem negado de modo
confessional e/ou vivencial a inspiração e inerrância das Escrituras, que tem
havido tantas heresias em toda a história do Cristianismo. Ao comparar o
kardecismo ao catolicismo, Sebastião Angélico de Souza afirma: "Se o
Espiritismo não tem a idolatria, tem os espíritos intercessores; se não
tem a tradição papal, tem Kardec e toda a multidão de médiuns; se não
tem o purgatório, tem a reencarnação".
V - A SALVAÇÃO NO ESPIRITISMO
No Espiritismo, a salvação é adquirida por esforço humano. Se a doutrina
fundamental do Cristianismo é "fora de Cristo não há salvação", para o
Espiritismo "fora da caridade não há salvação". Dessa doutrina vem a crença
na reencarnação - que seria a volta da alma para reviver em outro corpo,
buscando a perfeição (embora, em cada reencarnação, o espírita se esqueça do
que aconteceu na vida anterior) - que traz em seu bojo a necessidade das boas
obras.
A revista oficial do Espiritismo reencarnacionista no Brasil afirma: "A salvação
não se obtém por graça nem pelo sangue derramado por Jesus no
madeiro, mas a salvação é ponto de esforço individual que cada um
emprega, na medida de suas forças"?
J. K. Van Baalen, O Caos das Seitas, Um Estudo sobre os Ismos Modernos (São
Paulo, Imprensa Batista Regular, 1984) p.30.
Hermisten Maia Pereira da Costa, Inspiração e Inerrância das Escrituras (São
Paulo, ed. Cultura Cristã, 1998) p. 17. Sebastião Angélico de Souza, O
Espiritismo à Luz das Escrituras (3a Ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1976) p. 18.
Allan Kardec, O que é o Espiritismo, (Rio de Janeiro, Fed. Espírita do Brasil, 20a.
edição, 1986) p. 05. - Márcio Falcão. A salvação pelas obras. Defesa da Fé.
2000.
É por acreditar que esse é o meio de salvação para o homem que os espíritas
mantêm tantas obras assistenciais espalhadas pelo mundo. Você acha que essas
obras são realizadas por amor às pessoas ou por amor próprio e egoísmo, em
busca da salvação pessoal mediante a ação do bem?
VI. A SALVAÇÃO NO CRISTIANISMO
Jesus Cristo reconciliou o pecador com Deus (2ªCor. 5.19). A redenção efetuada
por Cristo, que é o ponto central da mensagem cristã, é evidente em toda a
Bíblia. Estava na boca dos profetas (Is. 53.4-6); com os anjos que anunciaram o
nascimento do Filho de Deus (Lc 2.8-11); no ministério testemunhal de João
Batista (Jo 1.29); na pessoa e obra do próprio Cristo (Mc 10.45; Lc 19.10; Jo
10.14-15); e na boca dos apóstolos, que difundiram a mensagem por todo o
mundo (IPe 1.17-20; GI1.12; 1Jo 1.6-9).
A Bíblia está repleta de declarações que estabelecem a obra completa de Cristo
como o alicerce de nossa salvação. Não há qualquer outro fator além de nossa
confiança na ação da cruz. Jesus oferece a salvação como uma dádiva: "Crê no
Senhor Jesus, e serás salvo ... " (At 16.31).
CONCLUSÃO
Os espíritas tentam ensinar que a sua doutrina é compatível com a fé cristã ao
citar a Bíblia, embora discordem dela em muitos aspectos. Estamos convencidos
de que o Espiritismo nega as doutrinas básicas da fé cristã. Não existe um
Espiritismo cristão. Jesus Cristo que para nós é o caminho, a verdade e a vida - é
para o Espiritismo apenas um espírito "iluminado" na criação de Deus.
Estamos diante de dois meios de salvação muito diferentes e completamente
incompatíveis: o cristão e o espírita. A doutrina cristã defende que a salvação é
obra de Deus e a espírita afirma que a salvação é decorrente do esforço humano.
Apenas uma é correta. Uma é bíblica e a outra é anti-bíblica.
A verdade é que as conseqüências do Espiritismo são assustadoras. Vejamos
alguns relatos bíblicos: Saul morreu por consultar uma necromante (1ºCr
10.13); Deus entregou o Egito ao Espiritismo (ls 19); a sentença de Deus aos
necromantes e feiticeiros é a morte (Lv 20.27).
A prática de tais absurdos representa abominação a Deus, rejeicaJesus Cristo e,
por isso é um insulto ao Senhor.
APLICAÇÃO
Se temos a salvação em Jesus e ela é descrita na Bíblia como o caminho para a
comunhão eterna com Deus, como vivemos isso no dia-a-dia?
Você tem desprezado as práticas que aborrecem o Senhor?
Em Atos 19.19,20, Lucas escreve que os pergaminhos com os nomes e
encantamento usados em magia foram queimados. Como resultado, a Palavra do
Senhor cresceu e prevaleceu poderosamente. Sigamos esse exemplo
queridos(as)!
J. K. Van Baalen, O Caos das Seitas, Um Estudo sobre os Ismos Modernos (São
Paulo, Imprensa Batista Regular, 1984) p.30.
Hermisten Maia Pereira da Costa, Inspiração e Inerrância das Escriruras (São
Paulo, ed. Cultura Cristã, 1998) p. 17. < ebastião Angélico de Souza, O
Espiritismo à Luz das Escrituras (3a. ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1976) p. 18.
Allan Kardec, O que é o Espiritismo, (Rio de Janeiro, Fed. Esprrira do Brasil, 20a.
edição, 1986) p. 05. - Márcio Falcão. A salvação pelas obras. Defesa da Fé, novo
2000.
Rev. Fernando Antonio da Costa

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